Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prà Vida Real

Blog de Ana Calha. Sobre Diálogo que nos aproxima. Uns dos outros.

Prà Vida Real

Blog de Ana Calha. Sobre Diálogo que nos aproxima. Uns dos outros.

Porque não falamos dos momentos difíceis?

caminhar juntos.jpg

 

Escrevo um blog sobre diálogo mas penso muito como acaba por ser um monólogo. O que me interessa de facto é saber de outras pessoas como superam dificuldades de comunicação com os outros e até conhecer as dificuldades com que se deparam e não sabem o que fazer. 

 

Queria dialogar por aqui. 

 

Então aqui vai....

 

Uma coisa sobre a qual tenho pensado tanto é o porquê de não partilharmos com as pessoas que nos rodeiam aquilo que nos dói. Os momentos duros da vida. Porque partilhamos só aquilo que é aparentemente feliz? Esta questão preocupa-me profundamente e acredito ser a razão para tantos problemas na vida das pessoas. 

 

Em 2014 fiquei grávida. Logo me disseram "não partilhes antes dos 3 meses", "não contes no trabalho", etc etc. E pensei que nem pensar. Que queria estar na vida com as pessoas para o bem e para o mal. Tal como sou. Passadas seis semanas, perdi um bebé que não se conseguiu desenvolver. E tal como partilhei a alegria, partilhei nessa altura a profunda tristeza. 

 

O que aconteceu foi um abrir de olhos para a realidade de como guardamos para nós aquilo que dói. Não tenho julgamento sobre se este guardar é bom ou mau. Só posso partilhar que para mim foi maravilhoso. Tantas pessoas, até pessoas com que não tinha qualquer relação, vieram ter comigo a contar as suas histórias de passar pela mesma perda. Sem contar. 

A parte mais triste para mim foi pensar quantas das minhas amigas, e algumas até bem próximas, tinham passado o mesmo que eu, sem que eu reparasse. Duro. 

 

Este ano de 2016, voltou agora a acontecer-me o mesmo. Voltei a perder um bebé. E mais uma vez optei pela partilha do que é tão feliz, bem como dos momentos tristes. 

 

Escrevo isto só porque vos queria deixar 3 perguntas. Às quais vos pedia resposta se quiserem. Por vídeo, através da escrita, como quiserem. Para nos ouvirmos uns aos outros. 

 

1.O que costumas partilhar de ti e da tua vida com os outros?

2. É difícil partilharmos coisas das quais temos vergonha ou que nos causam desconforto?

3. Lembras-te de um momento em que a partilha com outra pessoa ou pessoas te ajudou na tua vida?

 

Falamos. 

 

 

Follow