Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prà Vida Real

Blog de Ana Calha. Sobre Diálogo que nos aproxima. Uns dos outros.

Prà Vida Real

Blog de Ana Calha. Sobre Diálogo que nos aproxima. Uns dos outros.

O que é ser natural?

 

Oneness-of-Mentor-and-Disciple_w180_h250.jpg

Ontem surgiu-me uma questão: o que quer dizer sermos naturais com os outros? Para eu poder avançar mais um pouco, peço-vos as vossas experiências. 

 

Iniciei mais um curso de Coaching de Diálogo e a pessoa que estou a acompanhar levantou-me uma questão sobre o caminho que quer trilhar para atingir o seu objectivo.

 

Quer vencer absolutamente de uma vez sobre um aspecto da sua vida que dificulta o contacto com os que a rodeiam. Traçámos um possível primeiro passo e a conversa mudou noutra direcção. No entanto, como em qualquer boa sessão de coaching, cada palavra e sensação são para ser aproveitadas. E quando ela disse "mas se eu fizer isto, não vou estar a ser natural", fizémos uma pausa.

 

Fiquei a pensar, o que é isto de ser natural? Pensámos em conjunto. Quando pensei em tudo o que sou hoje, perguntei-me o que é natural em mim e na forma como interajo com os outros? Há coisas que me são inatas, como o sorriso. Para o bem ou para o mal, mesmo nos momentos mais escuros da vida, tive sempre um imenso sorriso. Um sorriso que é uma causa, não um efeito em resposta a circunstâncias positivas. 

 

Ainda assim, a verdade é que quase tudo o que sou hoje e tudo o que mudei para vencer cada uma das minhas fraquezas exigiu muito esforço. Tantas coisas que não me eram naturais e hoje em dia são. Porque decidi. Como ir ao ginásio treinar um músculo.

 

O que teria sido da minha vida se esperasse para ser natural com os outros? Este tema sempre me angustiou porque sofro muito quando não sou absolutamente transparente. Mas quando comecei a praticar um budismo que percebi ser de semear pensamentos, palavras e acções e não de colher resultados, tudo mudou. 

 

Ainda tenho poucas certezas sobre esta questão. Qualquer uma das vossas partilhas sobre este tema será bem vinda. A pergunta "o que é ser natural"? traz-me imensas outras perguntas e leva-me em imensas direcções. 

 

Por agora, uma coisa sei. Quando fazemos um curso de coaching, estamos a partir do absoluto pressuposto de que a pessoa que estamos a acompanhar já tem respostas dentro de si. ESTAS SÃO NATURAIS. Mais ainda que naturais, são-lhe inerentes. A vida tem essa sabedoria para nos ouvirmos e escolhermos o que é melhor para nós. O que a experiência me diz é que a parte não natural é o sabermos automaticamente aceder a essa sabedoria. Que para lá chegarmos precisamos de esforço e persistência. 

 

Quero saber mais. Penso que está aqui uma grande porta para a minha cliente e para mim. 

 

Coaching Diálogo para a Vida: Vencer na Vida é Ligarmo-nos aos Outros

 

 

 

Follow